A ENERGIA REATIVA ESTÁ PRESENTE NAS FATURA ELÉTRICAS DAS EMPRESAS

Tipicamente a fatura de eletricidade dos clientes empresariais apresenta como principais componentes a energia ativa, a energia reativa e a potência.
A instalação de baterias de condensadores substitui o consumo de energia reativa à rede, aumentando a capacidade de transporte de energia ativa.

 

A ENERGIA REATIVA É NECESSÁRIA PARA O FUNCIONAMENTO DE VÁRIOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

A energia reativa é a energia necessária para produzir o fluxo magnético indispensável ao funcionamento de vários equipamentos elétricos, como por exemplo motores. Como origina trânsito na rede elétrica, a energia reativa é faturada ao cliente.

COMO REDUZIR O SEU CONSUMO DE ENERGIA REATIVA?

A compensação da energia reativa é feita através da instalação de baterias de condensadores, que permitem que a energia reativa necessária para as cargas seja produzida junto das mesmas, evitando a sua circulação nas redes a montante. Desta forma consegue-se diminuir as perdas nas redes elétricas e aumentar a sua capacidade para transportar energia ativa.

A instalação das baterias de condensadores deve ser objeto de um estudo cuidado, de maneira a que se garanta que os equipamentos selecionados, para além de terem a potência necessária para a compensação da energia reativa, se adequam ao tipo de cargas da instalação.

A energia reativa é faturada a partir de três escalões, com contabilização diária do seu consumo. Verifique na sua fatura os valores pagos pela energia reativa.


VANTAGENS

POUPANÇA

  • Obtém o retorno do investimento a curto prazo

MAIS EFICIÊNCIA

  • Enquanto reduz até 25% da fatura elétrica

PERFORMANCE

  • Maximiza a utilização da potência instalada